O mundo deles não é mudo – Data: 2008

O DVD dos Da Weasel Ao Vivo no Pavilhão Atlântico, realizado por José Pinheiro, conta a história do concerto que há um ano levou
quase 15 mil pessoas ao Pavilhão Atlântico e reuniu convidados como Bernardo Sassetti, Gato Fedorento ou o Maestro Rui Massena & Orquestra dos Sonhos.

Foram duas vezes distinguidos como melhor banda portuguesa nos European Music Awards da MTV. Com Re-Definições chegaram aos tops e puseram o país a cantar “Olá nina, quero tratar de ti”. Com Amor, Escárnio e Mal-dizer foram mais longe: encetaram parcerias improváveis – de Bernardo Sasseti aos Gato Fedorento – e tornaram-se um fenómeno aplaudido pelo público e pela crítica.

Um ano depois de terem levado 15 mil pessoas ao Pavilhão Atlântico, a edição do DVD ao vivo é uma espécie de segundo acto, o momento pós-consagração dos Da Weasel como uma das mais populares bandas portuguesas da actualidade.

Os resultados provam-no: estava há pouco mais de uma semana à venda e já estava no primeiro lugar do top de vendas nacional. Com um making-of e uma galeria de fotos incluídos, o DVD conta a história do concerto que em Novembro de 2007 reuniu no palco, lado a lado com os Da Weasel, nomes que atravessaram o trajecto da banda como Manei Cruz, o jamaico-americano Atiba, Gato Fedorento, ou como Sassetti e o Maestro Rui Massena & Orquestra dos Sonhos no centro da parte mais pausada e intimista, a terminar ao som de Mundos Mudos.

“No fundo, nunca fizemos outra coisa ao longo da carreira senão procurar pessoas com visões inesperadas ou backgrounds diferentes que pudessem enriquecer os nossos discos”, conta Jay Jay (João Nobre), baixista e principal compositor dos Da Weasel.

Primeiro, o grupo temeu o peso da maior sala do país, receou deixar de ser uma banda de culto. Depois, quando o Pavilhão praticamente se encheu para os ver, já não era possível não aproveitar a oportunidade. Afinal, não é todos os dias que “uma banda portuguesa pode actuar em nome próprio no Pavilhão Atlântico, com casa cheia”, afirma Jay. O DVD, dividido em três actos à semelhança do concerto, começa por ir buscar ao baú temas escolhidos pelos fãs, desce aos acordes da Orquestra e à voz de Pacman junto ao piano de Sassetti e termina em êxtase com os grandes êxitos, os bastidores e os momentos antes da subida ao palco.

Ao realizar o filme do concerto, José Pinheiro, realizador de inúmeros vídeos musicais e documentários sobre os Madredeus (O Paraíso) ou os Heróis do Mar (Brava Dança), procurou filmar “a 360 graus”, aproveitando a originalidade do palco e a passadeira em forma de W que circulava pelo meio do público: “Não quis cingir-me a uma posição de espectador de um bailado. Quis ser fiel a uma história que tem de ser contada à primeira, porque é em tempo real e de uma só vez, mas que se passa de vários ângulos”.

Já lá vão quase 15 anos de história dos Da Weasel. O mundo da música mudou drasticamente e os Da Weasel mudaram com ele. Num momento em que as vendas de discos não conseguem ultrapassar números irrisórios, os Da Weasel experimentam outra via: novas formas de chegar ao público, quer pela exploração do lado visual da música através dos DVD, quer pela aposta em novos canais como os telemóveis ou a Internet, meios pelos quais os leitores do PÚBLICO poderão fazer downloads legais de uma música e do trailer do DVD do grupo. Para Jay Jay a música já dificilmente voltará a vender só por si: “O mercado discográfico é actualmente uma zona imprevisível, não há regras. Quem estã e quem chega tem de estar muito atento aos novos hábitos dos consumidores de música, que estão sempre a renovar-se. Mas agora sempre que há um novo fenómeno fala-se nos métodos de promoção. Já não se fala do talento, nem da própria música”.

O DVD que percorre a carreira da banda de Almada em 30 músicas está disponível em dois formatos: uma edição com o concerto, o making-of e uma galeria de fotos e outra edição que para além desse conteúdo contém CD com o áudio do concerto.

 

Silvia Caneco

P2 • Sexta-feira 19 Dezembro 2008

Partilha este artigo via:

Entra na toca da doninha.
Junta-te ao clube de fãs oficial

Seleccione um ponto de entrega