“Quais os instrumentos ideais?”- João Nobre – Data: 1999

João Nobre, que nos Da Weasel desempenha o papel de baixista (o mesmo que desempenhava nos Braindead) e adopta o nome Jay Jay Neige, elege, como instrumentos ideais para as suas deambulações, os baixos Music Man. No entanto, em sua posse, e sem conseguir definir uma preferência. Nobre tem dois baixos Fender, um Precision «preto» e um Jazzbass «castanho pinho envernizado», ambos adquiridos numa loja em Almada.

O Fender Precision custou cerca de oitenta contos, tendo o Jazzbass custado à volta de cem contos. «Sou muito mau nestas coisas», justifica o baixista a memória não apurada. Jay Jay Neige explica a opção pela Fender de forma curiosa: «Se calhar prefiro-os pelo peso que têm na historia da música, pelos ídolos que também os usam.

No caso dos Music Man, a primeira vez que tomei contacto com eles foi através do Flea, dos Red Hot Chili Peppers.

Quanto aos Fender. qualquer baixista os elege, se calhar por verem milhares de outros, entre o quais os seus ídolos, usarem».

Ambos os baixos estão, neste momento, a ser utilizados na pré-produção do próximo álbum dos Da Weasel.

«O Precision é um baixo mais agressivo, consigo tirar um som com distorção, muito mais aberto. Ao mesmo tempo que dá para slappar muito bem, e tem aquele corpozorro todo, consegue ser tocado com distorção sem perder o brilho. Com o Jazzbass é mais difícil fazer isso, daí utilizá-lo muito menos nos concertos», distingue João Nobre.

In Blitz 

Partilha este artigo via:

Entra na toca da doninha.
Junta-te ao clube de fãs oficial